Pérola

"Nós entendemos que Israel tem o direito de se defender pois nesses últimos anos o Hamas lançou diversos foguetes na região"
Barack Obama

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

É preciso avançar na construção do Congresso Nacional de Estudantes!

O Movimento Estudantil(ME), nos últimos anos, voltou a ocupar lugar de destaque nas mobilizações das forças populares em nosso país. Efetivamente é a partir do primeiro semestre de 2007, com a ocupação da USP e da greve das estaduais paulistas que o ME atinge um patamar superior de mobilizações em detrimento ao que vinha ocorrendo desde a década de 1990 e mais da metade da década de 2000.


No último período, o ME se enfrentou com as suas direções tradicionais(UNE), forjou ferramentas como a CONLUTE(Coordenação Nacional de Lutas dos Estudantes) e a FLCRU(Frente de Luta Contra a Reforma Universitária), essa última foi a ferramenta capaz de alavancar mobilizações, onde várias delas foram vitoriosas, fazendo que os estudantes ampliassem sua consciência da necessidade de lutar. Essa mesma ferramenta mostrou claros sinais de limites, e a necessidade cada vez maior da construção de um processo onde a base do ME possa, de fato, decidir seus rumos.

Não acreditamos que seja o Congresso da UNE o espaço em que a partir da construção coletiva, o ME sintetizará uma pauta em que coloque os estudantes num patamar superior de lutas e organização ao que chegamos em 2007 e 2008, por isso a necessidade de construir uma outra ferramenta alternativa às tradicionais e o Congresso Nacional de Estudantes é parte disso, assim como a proposta de construção de uma alternativa à própria UNE.


A construção do Congresso Nacional de Estudantes, passa pro envolver todos e todas os/as ativistas que construíram as mobilizações recentes, porém sabemos que tem setores(e esse foi um dos motivos da derrocada da FLCRU) que preferem segurar o osso do que correr atrás de carne nova, ou sejam, se preocupam mais em manter a estrutura da UNE intacta do que construir uma alternativa de luta a essa entidade e sua direção burocrática e comprometida com os interesses do governo e mais do que isso do regime político e do próprio Estado burguês.


A vida anda cada vez mais difícil na aldeia... Mobilizações acontecem de um lado, mas de outro a repressão e criminalização do ME e Movimentos Sociais também avança, são sindicalistas sendo demitidos, pancadaria por parte da polícia(vide ato na ANP), seguranças das universidades fazendo a vezes de Polícia política das reitorias e dos REItorados, sem falar da violência no campo.


Avançar na construção do Congresso Nacional de Estudantes e por conseqüência na construção de uma alternativa à (des)União Nacional dos Estudantes, é fazer avançar a luta e organização dos estudantes, dos trabalhadores e dos setores mais oprimidos e explorados da nossa sociedade... é fazer avançar a construção de um plano de lutas que nos leve a junto com os trabalhadores trabalhadoras avançar na luta direta contra a exploração do homem pelo homem, na luta direta contra o desemprego que já começa a atingir diversas camadas da classe operária brasileira, é fazer avançar a luta maior por uma sociedade socialista!


Fabiano Santos – Coordenador doDCE/UFAL, do CASS/UFAL e militante do PSTU/LIT-QI




Um comentário:

Mário Júnior disse...

Texto muito panfletário, Fabiano. Mas diz o básico: é necessário convocar/construir um Congresso Nacional [para o primeiro semestre desse ano] e formalizar uma alternativa à Une.

Pautas pra fazer mobilização e luta temos inúmeras: falta uma entidade com direção e base para tocá-las...

 
BlogBlogs.Com.Br