Pérola

"Nós entendemos que Israel tem o direito de se defender pois nesses últimos anos o Hamas lançou diversos foguetes na região"
Barack Obama

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

A Escravidão*

Se Deus é quem deixa o mundo
Sob o peso que o oprime,
Se ele consente esse crime,
Que se chama a escravidão,
Para fazer homens livres,
Para arrancá-los do abismo,
Existe um patriotismo
Maior que a religião.
Se não lhe importa o escravo
Que a seus pés queixas deponha,
Cobrindo assim de vergonha
A face dos anjos seus,
Em seu delírio inefável,
Praticando a caridade,
Nesta hora a mocidade
Corrige o erro de Deus!...

Tobias Barreto - Jurista, filósofo e poeta sergipano do Século XIX, hoje da o nome a sua cidade natal(à época chamada de Campos do Rio Real)

* Poema do Livro Dias e Noites

4 comentários:

Mário Júnior disse...

Quem quiser pegar a bíblia para ler, vai ver que ela defende a escravidão.

Ela dá - inclusive - instruções sobre como os hebreus deveriam explorar os seus escravos.

Pode ver isso em Êxodo - capítulo 21.

Fabiano disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

é vero... mas o Tobias Barreto é um crítico da religião... inclusive eu tenho um livro dele bem interessante que se chama Crítica de Religião :P, ele tb fazia crítica literária

Mário Júnior disse...

Pois eu ainda vou "caçar pela parte da manhã, pescar pela parte da tarde e à noite apascentar o gado, e depois de comer, CRITICAR, ser for o caso e conforme meu desejo, sem a necessidade de por isso me tornar caçador, pescador, pastor ou crítico algum dia".

Se eu morrer antes disso, vou querer isso grafado em minha lápide, com os devidos créditos postos!

E naquela hora (seja ela qual for) que você me chamou no msn, eu não estava nem online e nem offline.

Mário Júnior disse...

Qual é o blog do Tom Zé?

Não achei ele em seus links... :(

 
BlogBlogs.Com.Br