Pérola

"Nós entendemos que Israel tem o direito de se defender pois nesses últimos anos o Hamas lançou diversos foguetes na região"
Barack Obama

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

A imprensa e as mobilizações na Grécia

Aqui estou de novo, e peço desculpas por que mais uma
vez vou tratar de alguma coisa relativa à crise econômica, mas dessa vez pra tentar desfazer alguns entendimentos que a Imprensa tenta levar sobre os últimos acontecimentos, ocorridos do outro lado do Atlântico, mas precisamente na Grécia.

Esse país presencia sete dias seguidos de manifestações, com uma greve geral que paralisou todo o país por 24 horas, e a imprensa quer nos levar crer que tudo isso acontece por conta da morte de um estudante a partir de um tiro desferido pela polícia, não que a morte de uma pessoa seja um assunto de menor importância, mas o fato é que manifestações tão massivas nunca existiram por conta da morte de um pessoa, talvez isso tenha sido a gota d’água que faltava, ou a faísca que gerou o incêndio, mas o fato é que pra que isso acontecesse, ou as condições postas para que o incêndio já existiam ou o copo já estava cheio e com a gota que faltava... Transbordou.

O mundo está sacudido pela crise, todos os países em maior ou menor medida estão sendo afetados pela crise, do Japão aos EUA, da China ao Brasil, da África à União Européia, isso não obviamente não é diferente com a Grécia.

O Jornal da Globo, faz uma chamada dizendo, “Grécia atravessa sete dias de protestos consecutivos por conta de morte de estudante.”, na verdade não só a Globo, mas o conjunto da Imprensa burguesa nacional e internacional, tentam explicar isso a partir da morte de um estudante, e não leva em consideração uma coisa, esse estudante foi morto em uma manifestação, que obviamente ocorria antes da morte dele.

A Espanha, Itália e França já tinham presenciado manifestações por conta da crise, e a Grécia desde que aderiu à União Européia, amarga índices de desenvolvimento social cada vez menores, a taxa de desemprego crescente, e os baixos salários, são cada vez mais pressionados por conta da crise, a juventude até os 30 anos de idade ganham salários que não passam dos 700 Euros, que para a realidade européia é um salário de fome.

Aí está o verdadeiro motivo das manifestações que sacode a Europa e nesse momento a Grécia, e aí está também a lição que os europeus estão nos dando de como lidar com a Crise.

Na Espanha os operários da Nissan fizeram grandes manifestações, na Itália, os estudantes e professores conseguiram mobilizar o conjunto da sociedade contra a reforma educacional e o corte de vagas na educação, e por outro lado a doação de verbas para as empresas promovida pelo governo Berlusconi, esse exemplo chega à América a partir dos EUA, primeiro com a greve vitoriosa de mais de 50 dias dos operários da Boing, e agora com a ocupação da fabrica da Republic Windows and Doors, em Chicago, que já dura 5 dias após a sua falência.

Esse é o caminho para lidar contra a crise e o desemprego, operários e estudantes do mundo inteiro se mobilizam...

Mais informações no portal do PSTU

Fabiano Santos - Coordenador Geral do CASS/UFAL, Coordenador de Assistência Estudantil do DCE/UFAL e militante do PSTU/LIT-QI

Um comentário:

Mário Júnior disse...

Eu desconfiei assim que vi.

Sete dias de manifestações e greve geral por conta - sem querer desmerecer a vida de ninguém - da morte de um indivíduo?

É óbvio que algo de alocação central para o entendimento de toda a mobilização estava sendo omitido!

 
BlogBlogs.Com.Br