Pérola

"Nós entendemos que Israel tem o direito de se defender pois nesses últimos anos o Hamas lançou diversos foguetes na região"
Barack Obama

quarta-feira, 30 de abril de 2008

A moda agora é maquiar!!!

Vivemos numa sociedade, em que a cada dia vemos, que alguns hábitos vão sendo mudados, hoje por exemplo, as crianças começam a se maquiar, em fazer cortes de cabelo, gastar com roupas de griffe, entre outros hábitos, cada vez mais cedo, tudo para sustentar o capitalismo em crise, e com sua taxa de lucro cada vez mais decadente(AFINAL VIVEMOS TEMPOS DE CRISE).

Mas não é só de batons, gloss, pó compacto, entre outros artigos que comporiam um bom estojo de maquiagem, que vamos tratar aqui, observando com um olhar um pouco crítico, o mundo ao nosso redor, vemos que, várias outras coisas, que não apenas o rostos, das garotas, mulheres, senhoras, travestis, atores e atrizes, e quem mais quizer se maquiar, passam por processos semelhantes.

Senão vejamos, a universidade pública brasileira(principalmente as federais), são alvo de grandes ataques, desde a eleição do Collor, passando por FHC (que vetou pontos fundamentais do Plano Nacioanl de Educação), e também, e mais do que nunca por Lula da Silva, que agora além de acabar com a qualidade da educação, coloca a Polícia Federal em cima dos estudante, ou seja acaba também com uma dos pilares de uma boa Universidade, a autônomia, para resolver seus problemas. O fato é que, apesar de todos esses ataques, vários prédios novos estão sendo construídos, outros estão sendo reafirmados, maquiando na verdade o interesse concreto, e fazendo com que muitos achem determinados projetos, como o REUNI, projetos interessantes, mas enquanto isso, vão diminuindo os professores em vários cursos, e aumentando as vagas, pra diminuir a qualidade, além da impossibilidade de se fazer pesquisa e extensão, ou seja, construção de conhecimento.

Outro fato interessante, as conhecidas Maquiladoras, existentes principalmente no México e no Haiti, mas também existentes em outros países, são Indústrias, que não respeitam nenhum direito trabalhista, mas ganham respeito de parte da população de alguns países por "levar mais empregos", o problema é que na verdade o que existem por lá, são sub-empregos, ou seja, os operários das maquiladoras, trabalham quase num regime de semi-escravidão... a ordem é trabalhar demais, receber de menos, trabalhadores cada vez mais esgotados, e patrões cada vez mais ricos.

Existem outros casos de maquiagem, que aparentemente não tem nada a ver entre sim, mas tem um fator que une, todos eles... todas as maquiagens, servem para tentar conter a crise do capital, desde o fato do consumo começar cada vez mais cedo, até a questão da universidade, passando pelo trabalho...

É bom lembrar, que em caso de crise no sistema, sempre quem paga a conta, somos nós, trabalhadores e trabalhadoras, está aí a proposta de banco de horas, entre outros ataques aos direitos trabalhistas...

Diante desse quadro... se "a situação é grave, a solução é greve", ou seja a solução, é organização, mobilização e muita luta pra fazer!!!

Fabiano Santos

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br