Pérola

"Nós entendemos que Israel tem o direito de se defender pois nesses últimos anos o Hamas lançou diversos foguetes na região"
Barack Obama

quarta-feira, 30 de abril de 2008

1º de Maio

Bom, amanhã é um dia muito especial, o 1ºde maio, Dia Internacional de Luta dos Trabalhadores,

não postarei nada hoje, creio que não terei como postar nada amanhã também... mas depois farei alguns comentários sobre as Festas, promovidas pela CUT, pela Força(e por que não Farsa) Sindical, etc...

só termino esse recadinho, dizendo 1º de maio, não é data de festa, é de luta!!!

Saudações Socialistas a todos....

Fabiano

A moda agora é maquiar!!!

Vivemos numa sociedade, em que a cada dia vemos, que alguns hábitos vão sendo mudados, hoje por exemplo, as crianças começam a se maquiar, em fazer cortes de cabelo, gastar com roupas de griffe, entre outros hábitos, cada vez mais cedo, tudo para sustentar o capitalismo em crise, e com sua taxa de lucro cada vez mais decadente(AFINAL VIVEMOS TEMPOS DE CRISE).

Mas não é só de batons, gloss, pó compacto, entre outros artigos que comporiam um bom estojo de maquiagem, que vamos tratar aqui, observando com um olhar um pouco crítico, o mundo ao nosso redor, vemos que, várias outras coisas, que não apenas o rostos, das garotas, mulheres, senhoras, travestis, atores e atrizes, e quem mais quizer se maquiar, passam por processos semelhantes.

Senão vejamos, a universidade pública brasileira(principalmente as federais), são alvo de grandes ataques, desde a eleição do Collor, passando por FHC (que vetou pontos fundamentais do Plano Nacioanl de Educação), e também, e mais do que nunca por Lula da Silva, que agora além de acabar com a qualidade da educação, coloca a Polícia Federal em cima dos estudante, ou seja acaba também com uma dos pilares de uma boa Universidade, a autônomia, para resolver seus problemas. O fato é que, apesar de todos esses ataques, vários prédios novos estão sendo construídos, outros estão sendo reafirmados, maquiando na verdade o interesse concreto, e fazendo com que muitos achem determinados projetos, como o REUNI, projetos interessantes, mas enquanto isso, vão diminuindo os professores em vários cursos, e aumentando as vagas, pra diminuir a qualidade, além da impossibilidade de se fazer pesquisa e extensão, ou seja, construção de conhecimento.

Outro fato interessante, as conhecidas Maquiladoras, existentes principalmente no México e no Haiti, mas também existentes em outros países, são Indústrias, que não respeitam nenhum direito trabalhista, mas ganham respeito de parte da população de alguns países por "levar mais empregos", o problema é que na verdade o que existem por lá, são sub-empregos, ou seja, os operários das maquiladoras, trabalham quase num regime de semi-escravidão... a ordem é trabalhar demais, receber de menos, trabalhadores cada vez mais esgotados, e patrões cada vez mais ricos.

Existem outros casos de maquiagem, que aparentemente não tem nada a ver entre sim, mas tem um fator que une, todos eles... todas as maquiagens, servem para tentar conter a crise do capital, desde o fato do consumo começar cada vez mais cedo, até a questão da universidade, passando pelo trabalho...

É bom lembrar, que em caso de crise no sistema, sempre quem paga a conta, somos nós, trabalhadores e trabalhadoras, está aí a proposta de banco de horas, entre outros ataques aos direitos trabalhistas...

Diante desse quadro... se "a situação é grave, a solução é greve", ou seja a solução, é organização, mobilização e muita luta pra fazer!!!

Fabiano Santos

quarta-feira, 2 de abril de 2008

1º de Abril

Ontem, foi o 1º de Abril, dia considerado o "dia da mentira", é engraçado como é a moral burguesa e cristã, nos ensinam a vida toda que MENTIR é PECADO, mais separam um dia entre os outros 365 dias do ano, para que possamos mentir à vontade.

Esse dia é uma festa, todo mundo brinca com todo mundo, alunos podem fazer piadas com os professores(coisa que é terminantemente proibido nos outros dias do ano), filhos fazem piadas com os pais, operários podem fazer piadas com o capataz, e assim o dia vai transcorrendo numa felicidade só.

Observando o dia de ontem, todas essas relações me fez pensar que se todos os dias fossem 1º de Abril, o mundo seria melhor, mas ao mesmo tempo, o mundo seria falso, baseado em falsas relações.

É exatamente isso que acontece o tempo todo nas nossas vidas, uma grande parcela da população, baseada numa das mentiras mais bem contadas da história, acredita que é possível humanizar o capitalismo, que o conflito capital trabalho é possível de ser resolvido nesse mesmo sistema que o criou, mas para o bem da humanidade, sempre tem aqueles espertinhos que não caem nas piadinhas do 1º de abril e não acreditam nas mentiras contadas.

Foi com esse espírito, que ontem milhares de manifestantes em todos o Brasil, saíram às ruas, pra lutar contra as mentiras do Governo Lula e dos patrões, estudantes, pescadores, camponeses e operários, fecharam a ponte que liga Alagoas a Sergipe, na BR 101, atos e manifestações ocorreram nas principais cidades do país, onde lutadores e lutadoras sociais, se mobilizaram contra a tranposição do Rio São Francisco(que vai matar o "Velho Chico), contra o Banco de horas(que precariza o trabalho), contra a Reforma Universitária e o REUNI do governo Lula(que sucatea, privatiza por dentro, além de acabar com a ésquisa e a extensão, e reduzir a qualidade do ensino das Universidades Públicas), enfim, sairam às ruas contra todas as mentiras contadas ao nosso já tão sofrido povo brasileiro.

Só pra terminar é importante lembrar, que o conflito capital trabalho, dentor da sociedade capitalista só tende a aumentar e que somente uma revolução, dirigida pela Classe Operária, é que pode resolver esse problema.

Fabiano Santos

Cristão Molotov

Certa vez vi na foto
o guerrilheiro sandinista
pronto para lançar
seu coquetel molotov.

Em seu peito balançava um crucifixo,
em sua mão a garrafa de pepsi-cola flamejava.

Percebi então,
como as formas mais reacionárias
podem guardar os conteúdos
mais explosivos.

Mauro Iasi
 
BlogBlogs.Com.Br