Pérola

"Nós entendemos que Israel tem o direito de se defender pois nesses últimos anos o Hamas lançou diversos foguetes na região"
Barack Obama

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

a novelinha global responde ao movimento estudantil

Esse dias, eu estava num daqueles momentos perdidos, em que você apenas relaxa, fuma um cigarro e fica um pouco mais débil vendo a novela das 8, quando inexplicavelmente, aquilo me levou a pensar(incrível mas as novelas às vezes conseguem isso).

Numa cena, mais um ataque ao Movimento Estudantil, bom mas o que a novela das 8 tem a ver com isso...
2007 foi um ano marcado pelo re-início das lutas estudantis, o ano começa explosivo, logo no seu primeiro semestre a reitoria da maior universidade brasileira é ocupada, e no rastro da ocupação da usp, as unesps também passam por um processo de mobilização e ocupações, sem falar as federais, como a UFAL, com uma ocupação que arrancou da reitoria, 100% da pauta exigida, as ocupações varreram o fantasma do imobilismo, de norte a sul do país, e no segundo semestre... novas ocupações e processos de luta, em todo o páis, os estudantes das mais importantes universidades do país, nas eleições dos DCE's, varreram o governismo, o burocratismo, o imobilismo das direções de suas entidades, e os novos lutadores e lutadoras do movimentos estudantil, que entraram em cena, que foram espancados pela polícia, seguranças e pela(pasmem)...UNE, assumem nas suas mãos a responsabilidade de fazer a luta avançar, assim aconteceu na UFRJ, UMFG, UNB, UEL, UEM, etc, etc, etc...

É óbvio, que em tempos de grandes lutas na América Latina, de provável crise e recessão da economia norte-americana, a nossa "maravilhosa" elite, não ficaria parada, vendo tanta luta assim... e primeiro eles colocaram aquela cena ridicula de uma INVASÃO de reitoria, bom explicarei o porque eu coloquei esse termo, se antes me referia a ocupações, é que de fato aquilo que aconteceu na novela foi uma invasão, visto que não foi organizada de fato pelo Movimento estudantil, e sim por um grupo de professores, que vendo seus espaços de poder na universidade ameaçado fez uma armação contra a dona da faculdade... é importante lembrar que em todas as ocupações promovidas pelo movimento estudantil, na luta real e concreta e não da novela, não existiu vandalismo, a final se nós queremos defender a universidade pública, não podemos cometer atos de vandalismo, como o mostrado na novela...

Depois desse lamentavel episódio da novelinha global, o movimento estudantil é mais uma vez atacado, quando mostra um estudante do movimento, como baderneiro, um cara que não frequenta as aulas, ou seja, tudo o que o senso comum já coloca quanto aos militantes, a globo reforça esse senso comum... e é obvio que uma das emissoras que mais cresceram, graças ao seu apoio à Ditadura Militar, não poderia concordar com a nossa liberdade de manifestação...

A voz que vem de dentro das universidades, sempre irão resistir às mordaças que tentam nos impor, sejam as internas(como as reitorias que chamam a polícia pra agredir seus estudantes), sejam as de fora, como as Globos e Vejas da vida. Sempre estaremos nas nossas trincheiras, defendendo a educação pública, gratuita de qualidade, defendendo uma formação crítica, para que não fiquemos reféns das novelinhas e jornaizinhos a serviço da "nossa grande" elite!!!

"das ruas, das praças, quem disse que sumiu, aqui está presente o Movimento Estudantil"

Fabiano Santos - Militante do PSTU e ex-Coordenador Geral da Executiva nacional de estudantes de Serviço Social

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Pobres das Flores


Pobres das flores dos canteiros dos jardins regulares.
Parecem ter medo da polícia...
Mas tão boas que florescem do mesmo modo
E têm o mesmo sorriso antigo
Que tiveram para o primeiro olhar do primeiro homem
Que as viu aparecidas e lhes tocou levemente
Para ver se elas falavam...


Alberto Caeiro - Fernando Pessoa

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Canto Verdadeiro

o canto que vem da terra
sujo de sal e areia
feito de ferro e de pedra
tem a força do trovão
que afugenta a tristeza
do peito do homem e medra
de dentro do coração
a revolta que é pureza
hoje presa, por cadeias
forjadas com o suor
do homem, que planta o grão
que é trigo e não é pão
pois o produto do ofício
tem vocação oceânica
e alimenta a satânica
fábrica dos artefatos
terríveis e mostruosos
que trazem destruição
o canto que vem da terra
é chama, é grito de guerra
é choro de amarguras
é canto de esperança
verdadeiro qual criança
que brinca de pés no chão

o canto que vem da terra
não é canto, que é feito,
de encanto e desencanto
de tristeza e alegria
é grito feito de fome
de sofrimento e de choro
de menino sem infância
é canto que é poesia
porque no escuro anuncia
a aurora redentora
o fim da escravidão.

Mário Jorge - Poeta Sergipano... a vida se encarregou de encurtar seu espaço aqui entre nós, mas a sua genialidade faz com que esteja, sempre passando em nossas lembranças...

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Há urgência em mudar o panorama

Há urgência em mudar o panorama:

não mais o verde espraiado
do Latifúndio de fome
não mais morte solidão e tédio
espreitando a vida entre os arbustos
de aço e cimento:
tumba do suor e do sangue do homem.

Mário Jorge - Poeta Sergipano

terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Mais um ano se inicia... e a luta continua

Mais um ano se inicia, e temos algumas certezas, a primeira e mais fundamental, é que continua necessário seguir lutando contra os mandos e desmandos do Capital e seus governos de Plantão!

O ano que se encenrou há algumas horas, foi um ano duro pra tod@s que lutam por um mundo livre de opressões de qualquer tipo, com lutas que foram literalmente até o fim do ano e vai adentrar este que começa.


Nós das universidades federais, passamos por um processo de repressão, mostrando a decadência da chamada(e com muita razão), democracia burguesa. Na assembléia da foto, realizada na segunda semana de dezembro, a Polícia Federal, a mando da reitoria, chegou fortemente armada, parafraseando o Presidente Lula "nunca na história desse país", em tempos de "democracia" vimos cenas tão absurdas dentro das nossas universidades federais, e para isso é bom lembrar que foram elas as primeiras a reagir contra o regime militar, imposto pelo Golpe de 64.


A 'democracia do porrete', o clima de medo, volta a ser instaurado nas IFES(Instituições Federais de Ensino), além disso nas particulares, a repressão continua sendo grande, mas mesmo assim, o Movimento Estudantil não tem feito feio, mobilizações recomeçaram a surgir, em várias partes do Brasil, primeiro a ocupação da USP, seguida da ocupação da UFAL, ainda no início do ano de 2007, as várias ocupações contra o REUNI, decreto privatizante do Governo Lula, as mobilizações contra Bush, no dia da mulher, que lotaram, as ruas das principais cidades do Brasil, a marcha do dia 24 de outubro em Brásilia, com 16.000 pessoas nas ruas de Brasília, as movimentações no campo e na cidade, dão mostras que esse ano é fundamental para as classes trabalhadoras do Brasil, seguir seu processo de reorganização, reafirmar seus novos instrumentos, defender seus direitos atacdos e seguir na conquista de novas vitórias.


Fazemos um chamado, a tod@s que perdem um pouco do seu tempo lendo este blog, para somar na luta, seja na defesa da universidade pública, gratuita e com qualidade, seja na defesa dos direitos dos trabalhadores, seja na luta direta contra o capital e sua fajuta democracia, onde apenas para um setor da sociedade(a burguesia) tem democracia de verdade, mas para nós estudantes e trabalhadores e trabalhadoras em luta, o que vale é o porrete.


Tod@s às ruas, por que ela é nossa!


"A Barricada fecha as ruas, mas abra caminhos" Frase nos muros de Paris durante o Maio de 68


Fabiano Santos

Morte e Vida Socialista

O prato na mesa
a mesa na sala
a sala vazia
vazia e casta.
Olhando a parede
a parede que cala
cala o vídeo
a música de massa.

Morte, morte, morte...

O corpo na cama
a cama no quarto
o quarto vazio
vazio e infarto.
Olhando a cortina
a cortina que baila
baila no vento
o vácuo da casa.

Morte, morte, morte...

Morte e vida
vida é morte
trincheira libida
acaso e sorte.
No fundo do poço
a mesma retórica
o último esboço
favela bucólica.

Morte, morte, morte...

... e vida!?
Qual esquina perigosa devemos cruzar?
... me diz!!
e você me olha?
... me grita!!!

... vida vida vasta vida
se eu me chamasse socialista
seria uma rima não uma solução
vida vida vasta vida
mais vasta é a revolução!

Lee Flores, Poeta e Militante Alagoano

O analfabeto político

O pior analfabeto é o analfabeto político.
Ele não ouve, não fala, nem participa dos
acontecimentos políticos.

Ele não sabe que o custo de vida, o preço
do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel,
do sapato e do remédio
dependem de decisões políticas.

O analfabeto político é tão burro que
se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política.

Não sabe o imbecil que, da sua ignorância nasce a prostituta,
o menor abandonado, o assaltante e o pior dos bandidos
que é o político vigarista, pilantra,
o corrupto e o lacaio dos exploradores do povo.

B. Brecht
 
BlogBlogs.Com.Br